domingo, 26 de agosto de 2012

LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)


Ao iniciar mais um dia após um bom café da manhã, o grupo se reunião no saguão do Hotel Alif às 9h para seguirmos para o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), que localizava-se a praticamente duas quadras do hotel.

Já nas instalações do laboratório, o grupo assistiu a uma palestra dirigida pelo professor Pedro Abreu, que comentou sobre as atividades do LIP .

Antes de iniciar a apresentação, tivemos uma videoconferência com o Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física, professor Ronald Cintra Shellard, que também é o representante brasileiro nas discussões do CERN (esta conversa pode ser visualizada no vídeo abaixo)!


Em seguida, o professor Pedro Abreu iniciou sua palestra falando um pouco mais sobre o LIP, comentando que o laboratório foi criado no ano de 1986 e que este tem como missão principal a investigação e o estudo da Física de Partículas. Este laboratório tem três colaborações em Portugal, localizadas em Lisboa, Coimbra e Braga.


O grupo de Física Experimental de Partículas de Portugal está diretamente ligado as seguintes pesquisas com a colaboração CMS (Localizado no CERN):

* Estudo do Bóson de Higgs

* Estudo do Quark Top

* Quarks Top Supersimétricos

* Colisões de Íons pesados e novos estados da matéria (plasma de quarks e gluons)

* Desenvolvimento de material eletrônico de trigger para o Super-LHC

Além desses estudos, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas está vinculado a alguns experimentos que estão ocorrendo no LHC, sendo estes:

* Responsável por desenvolver circuitos eletrônicos e sistemas de aquisição de dados, peças criadas pelo grupo para a detecção de partículas para o CERN, DESY e ESO. Importante ressaltar que é necessária a criação de um circuito, pois ainda não existe tecnologia no comercio que seja capaz de dar conta de tanta informação.

* Foi também com os dados obtidos com os detectores criados no LIP que se conseguiu descobrir a famosa partícula Bóson de Higgs.

* Está vinculado aos experimentos ATLAS e CMS, localizados também no CERN.


Além disso tudo, o LIP também está vinculado a outros experimentos/projetos que não são do CERN, como por exemplo:



Experimento: AMS

Foi criado um detector de partículas que consegue verificar qual a carga da partícula que passou por ele (podendo ser um núcleo positivou ou negativo), sendo que estas originam os raios cósmicos, e são analisadas antes que decaiam em outras partículas.

Site do projeto: http://ams.cern.ch/


Experimento: Pierre Auger Observatory

Este experimento localizado na Argentina é composto por mais de 1600 tanques de água em uma área de 3000 km², espaçados sobre o solo com uma distância de 1,5 km de um tanque para o outro.

O objetivo central é verificar a energia das partículas (raios cósmicos) que se chocam com as partículas da atmosfera (energia calculada em elétron-volts, que a energia de ionização do hidrogênio), e depois decaem em outras partículas.

Nesta apresentação abaixo, o professor Pedro Abreu explica um pouco mais sobre o experimento realizado no Pierre Auger Observatory e, também apresenta com o auxilio de um quadro onde estas partículas foram localizadas, assim como o método de detecção.

(Em breve, colocarei aqui um vídeo com a explicação do que é e o que é feito no laboratório Pierre Auger)

Site do experimento: http://www.auger.org/


Experimento: ESA / ESTEC

Neste experimento, o LIP é responsável pela parte eletrônica dos detectores que são enviados para Marte.



Experimento SNO+: Observatório de Neutrinos

Localizado a cerca de 2070 m de profundidade no Canadá, este laboratório pode ser considerado além do mais fundo, o mais limpo do mundo, por mais que esteja localizado em uma antiga mina! Este experimento tem como meta principal o estudo dos neutrinos, que são partículas que possuem pouquíssima massa, o que implica que sua interação com as outras partículas pode ser considerada praticamente desprezível.

Quando eu disse que era o laboratório mais limpo do mundo, não era brincadeira, era verdade! Como essas partículas interagem muito pouco, o método de detecção das mesmas deve ser o mais preciso possível, o que implica nada pode interferir no experimento, logo, qualquer pesquisador que entrar neste laboratório, deverá necessariamente tomar banho e trocar de suas vestimentas por uma mais apropriada.

Site do experimento: http://www.sno.phy.queensu.ca/


Experimento: Detector GEM – Gas Eletron Multipliers

Este detector registra a passagem de uma partícula carregada, pois a mesma ioniza este gás, deixando um “rastro” por onde passou.

Para saber mais sobre o experimento: http://en.wikipedia.org/wiki/Gas_Electron_Multiplier


Experimento: Dosimetria Clínica e Proteção Radiológica

Neste projeto, o LIP é o responsável pelo o desenvolvimento de novos dosímetros, que são utilizados para tratar células cancerígenas. Este procedimento é realizado de tal maneira que não danifica as células boas, afetando apenas as com problemas.

Para isso, utilizam-se partículas carregadas (prótons muito carregados) que depositam suas energias na célula doentes, sem afetar as outras.



Experimento: PEM – Positron Emission Mammography

Foi elaborado por eles também um detector que ajuda a localizar cânceres de mama com uma excelente medição. Enquanto os aparelhos convencionais detectam tumores de 1 a 2 cm, este detector consegue localiza-los com uma ordem de precisam de 2 a 3 mm. Este experimento é de extrema importância, uma vez que cerca de 1/3 dos cânceres que ocorrem em mulheres é o de mama.


Programa de divulgação de Física de Partículas e Astroparticulas

Projeto voltado para o Ensino de Física de partículas, o LIP vem desenvolvendo os “Master Classes” que é um projeto que visa o estudo desta área do conhecimento no Ensino Médio. Como este projeto também existe no Brasil, uma das coisas que eu pretendo fazer quando retornar será inscrever alguns alunos para participar do mesmo.

Além deste projeto, participam e coordenam a Escola de Física do CERN em Língua Portuguesa, além de se apresentarem em escolas e universidades para falar um pouco mais sobre o tema.


No próximo post eu falarei mais sobre os laboratórios do LIP.
Preciso ir descansar pois já são 1h50min e acordarei as 7h30min.

Boa noite para todos e bom descanso.

Abraços!! \0/


Um comentário:

  1. Henri!!!!
    Desculpe.escrever.assim,com.pontos,rs,mas.é.que.ainda.estou.sem.barra.de.espaço.nesse.computador.
    Achei.super.legal.os.posts.da.viagem!Parece.que.você.esta.aproveitando.muito.e.também.que.esta.bem.puxado,né?!
    Estou.muito.feliz.por.você.e.sua.cheia.de.orgulho.dessa.oportunidade.maravilhosa.que.você.conquistou.
    Beijos,fique.com.Deus
    Carol.Doll

    ResponderExcluir