terça-feira, 28 de agosto de 2012

Coisas do CERN

Antes de continuar as postagens sobre o curso, vou aproveitar para comentar algumas coisas interessantes que eu vi aqui no CERN e na cidade de Genebra.

A primeira sem dúvidas é um cartaz de uma pessoa muito especial para os físicos e químicos (e pra vocês estudantes), que se encontra infelizmente numa situação difícil! ^^

Segue ai a foto!



Essa figura ai em cima chama-se Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro (mais conhecido como Avogrado). Foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. Em sua homenagem, o número de entidades elementares (átomos, moléculas, íons, ou outra partícula) presentes em 1 mol dessa substância é conhecido como constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 × 1023, daí o número dele! Bacana não!! 



Outra coisa legal que eu achei por aqui foi a gaiola para os ratos do laboratório do CERN. Como muitos “davam” problemas, resolveram cuidar deles com um pouco mais de zelo!
É ou não um cuidado singular com os ratinhos?
  


Agora, vou falar um pouco sobre Genebra!

A cidade é muito bonita e limpa, mas o que me impressionou mais foi o transporte público. Por mais que seja bastante caro, cerca de R$7,50 por cada viagem. Mas para embarcar você precisa comprar o ticket, caso contrário o cobrador não deixa você continuar a sua viagem, certo!!!

Na verdade, errado! No Tran (nome do ônibus de Genebra), que é uma espécie de um ônibus, que por sinal, lembra muito metrô de São Paulo, não tem ninguém para cobrar ou verificar se o cidadão comprou o ticket em uma das cabines que localizam-se nos pontos de ônibus! E acreditem, TODOS compram o ticket! Ninguém entra sem comprá-lo!

Claro que, eventualmente, entra alguém para verificar se alguns passageiros estão com o ticket (no meu caso, todas as vezes que eu utilizei o transporte ninguém me pediu para mostrar nada)!



Tem mais algumas coisas, mas vou escrevendo ao pouco. Amanhã teremos uma atividade de caça ao tesouro! Teremos um mapa e vamos ter que sair por Genebra atrás das pistas. Vou reparar na cidade e dependendo do que eu achar, acrescendo aqui na postagem!

Boa noite a todos!

Um comentário: