Desculpem
meu desaparecimento. Além de ter que arrumar meu notebook novamente, ando tenho
uma vida muito corrida na escola, muitas atividades e provas para corrigir. Mas
estou aqui pra continuar a postar as atividades que ocorreram no CERN.
A
partir desta postagem, descreverei cada atividade, palestras e cursos, buscando
cada detalhe e acontecimento durante a Escola de Física do CERN 2012.
Início
do curso do CERN
No
início do primeiro dia de curso, tivemos uma reunião com o professor
coordenador Nilson às 8h30min, para discutirmos algumas questões de horário e
para ressaltar alguns avisos importantes para os professores que quisessem se
deslocar do CERN para a Cidade de Genebra.
Na Suíça, nos Trains (transporte público) não tem nenhum cobrador para verificar se você comprou ou não a passagem para usufruir do transporte. Para embarcar, é necessário comprar um ticket que fica no ponto do Train, que costa 3,50 CHF. Claro que você também pode embarcar sem comprar o ticket, porém, caso o fiscal solicite o seu ticket e você não estiver com ele, ganhará de presente uma singela multa de 80 CHF (aproximadamente R$ 160,00), ou seja, não aconselho!
O
Curso do CERN em Língua Portuguesa iniciou às 14h com uma apresentação do
professor Pedro Abreu, seguido pela abertura da Sexta Escola CERN 2012 em
língua portuguesa, realizada pelo professor Mick Storr.
O
professor Storr explica (em inglês) que o CERN convida professores de todo
mundo para passar uma semana em suas dependências, visando divulgar as
atividades e as pesquisas realizadas neste centro de pesquisa, para que estes
docentes levem os conhecimentos adquiridos para suas escolas, visando motivar e
apresentar para os alunos o que está sendo realizado de mais atual em ciência.
A
ideia é que o professor que está recebendo a informação transmita o que
aprendeu no curso para outras pessoas, como por exemplo, os alunos, talvez numa
escala de até 1000 vezes mais de transmissão de conhecimento.
Em
sua fala, enfatiza que a ciência moderna deve ser levada para as escolas de
ensino básico. Acredita que a partir desta visão, consegue-se motivar os alunos
para continuarem a buscar as áreas relacionadas com ciências, para descobrirem
a física presente no mundo. Com isso, consegue-se motivar os alunos para que
sigam as carreiras de ciências nas universidades, como por exemplo, as
engenharias ou outros cursos relacionados à matemática e física.
Para
finalizar sua fala, comentou sobre as atividades que seriam realizadas pelos
professores presentes no curso. Ressaltou também a oportunidade que os mesmos
estavam tento para conhecer outras pessoas, de outros países e culturas
diferentes. Disse ainda que o curso é estruturado para que os professores se sintam
motivados, e que estes, inspirem seus alunos em seu retorno.
A
apresentação da sua palestra pode ser visualiza neste LINK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário